Blog dos membros da guilda ProvaDosCampeoes, presente nos jogos Last War (Curtlers) e Last Chaos (Eternia Games)
"Uma guilda é um guilda porque lembra de sua história de seu passado coletivo."

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dicas de segurança

Acho que deve ser bem desagradável um certo dia você logar no sue char e descobrir que ele está pelado, sem nenhum item. Existem maneiras simples de evitar que isso aconteça. Para jogadores experientes isso é óbvio, mas para quem está jogando o seu primeiro MMORPG, talvez não.

1 - Login e senha
Primeiro de tudo, nunca forneça nem seu login e nem sua senha a ninguém. Se todos os jogadores mantivessem seus dados em sigilo, acredito que 90% dos casos de hacker seriam evitados. Lembre-se de que a maioria dos jogos não se responsabiliza no caso de roubo de itens através de login e senha. E mesmo que você forneça seus dados a alguém de confiança, o que acontece se essa pessoa tem um keylogger instalado no PC dela?

2 - e-mail
Mais importante que o login e senha, talvez seja a questão do e-mail. Com ele, é possível mudar a senha de um char, fazendo que você não perca apenas os itens, mas o char também. Seu e-mail de cadastro deve permanecer em sigilo. O ideal é fazer um e-mail apenas para o cadastro no jogo, e usar outro e-mail para o resto.

3 - Antivírus e Windows
Mantenha seu antivírus e seu Windows atualizado.

4 - Keylogger
O keylogger é um programa utilizado para monitorar tudo o que a vítima digita, sem o seu conhecimento. Com um keylogger instalado, você pode estar enviando informações preciosas para um cracker, como login e senha. Um Firewall ou um AntiSpayware pode evitar que isso aconteça.

5 - Arquivos suspeitos
Uma vez baixado o arquivo malicioso, em geral basta apenas um clique para ele ser ativado. Então cuidado com anexos enviados por e-mail, pois podem conter vírus ou keylogger. E se tiver na dúvida sobre a autenticidade de um arquivo encontrado na web, não baixe! Algumas extensões requerem atenção especial: .cmd, .bat (alto risco, pode corromper o sistema), .exe, .scr (risco moderado), .vbs (baixo risco - macro do Office).

6 - Lan Houses
O risco das lan houses é que alguém pode ver seu login e sua senha.

Existem outros infinitos modos de você ser hackeado. Quem leu Fortaleza Digital viu como a experiente programadora da NSA Susan Fletcher teve sua senha de alto sigilo confiscada com um falso teclado no seu computador, idêntico ao original na aparência, mas que continha um chip capaz de guardar tudo que era digitado durante o dia. Nesse caso, Firewall nenhum iria poder fazer alguma coisa!

Um hacker habilidoso e com informações privilegiadas pode invadir o banco de dados do jogo (se até dinheiro de bancos são roubados, imagine um jogo). Bom, até que o protocolo BB84 seja padrão, nada na web está 100% seguro! Mas se você seguir os 6 procedimentos desse post, acredito que você esteja 99,9% seguro!
Veja também Diminuia o lag deixando seu PC mais rápido.
E veja sobre o assunto no site do Last War.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Comentários em lugares errados serão deletados. Para dúvidas gerais, utilize o bate-papo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...