Blog dos membros da guilda ProvaDosCampeoes, presente nos jogos Last War (Curtlers) e Last Chaos (Eternia Games)
"Uma guilda é um guilda porque lembra de sua história de seu passado coletivo."

domingo, 26 de setembro de 2010

Termos usados no Last War

Quem é novato leva um tempo para se acostumar com o jargão usado no Last War. Estou listando aqui, para jogadores novatos no LW ou em RPG em geral, alguns dos termos usados e a provável origem dos seus significados.

Termos de RPG em geral

O primeiro termo óbvio é o RPG. Significa Role-Playing Game, que pode ser traduzido como "Jogo de interpretação de personagem". Isto é, o jogador controla as ações de um personagem fictício, com história e personalidade próprias, em geral muito diferente da personalidade do jogador. Na realidade, se um personagem se comporta da mesma maneira do seu dono, então o jogador não está jogando RPG da maneira correta. Mas esse é um assunto para um outro post.

MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game): Explicando, RPG jogado na rede com muita gente. Exemplos: Tibia (1997), Ragnarok (2002), Mu Online (2003), World of Warcraft (2004), Last War, etc. Muitos dos termos usados hoje no diversos MMORPG vieram de Tibia.

RPG de mesa: O oposto do MMORPG. Em geral com 3 a 6 jogadores, sendo um deles GM, e usando dados (de 6 ou mais faces) no lugar do random (a variável aleatória no código fonte do MMORPG, que determina, entre outras coisas, se sua arma vai +10 ou quebra) e a imaginação dos jogadores e do GM no lugar das telas do computador. Exemplos: D&D (1974), GURPS (1986), Cyberpunk 2020 (1990), Vampiro: a Máscara (1991), etc. A maioria dos MMORPG's (e também dos RPG's eletrônicos off-line) teve forte influência de D&D, que por sua vez teve inspiração no clássico O Senhor dos Anéis, publicado em 1954.
Veja uma breve descrição dos principais RPG's.

GM (Game Master): É o mestre do jogo. Nos MMORPG's podem exister mais de 1, e tem pouca participação ativa na história dos personagens. Nos RPG's de mesa, por outro lado, tem participação ativa na história, no sucesso e fracasso dos personagens. Ele conhece profundamente cada personagem. Existem outras diferenças. Enquanto nos MMORPG's os NPC's são controlados por um programa de computador, nos RPG's de mesa essa tarefa é atribuida ao GM.

PC (Player Character): Personagem do jogador. Isto é, a healer, o titan, a mage, a rogue, o sorcerer ou o kina que você controla.

NPC (Non Player Character): Personagem não jogador. Isto é, são todos os personagens no jogo que não são controlados pelos jogadores. O Macalé em Juno, o Arqueólogo Jajan em Dratan, o boss Dagon de Lust Trum e a Hárpia de Streiana são exemplos de NPC's. Muito provavelmente o D&D, em 1974, foi o primeiro RPG a introduzir o termo NPC.

Termos usados no Last War e em outros MMORPG's

Acc: Os acessórios do seu personagem, itens que aumentam força, defesa, ataque, evasão, precisão, etc. Exemplos: Prôncio sagrado, Ametista de Sangue, Colar do fogo, etc. Conheça o nosso Guia de acc's.

AFK (Away From Keyboard): Longe do teclado. Quando o jogador deixa o jogo aberto, mas fica ausente, então o seu char está AFK.

Alto: Abreviação de Pedra de Alto Refinamento. Item usado para refinar armas, deixando eles +1, +2, etc e aumentanto o seu poder de ataque.
Veja o nosso tutorial básico sobre refinamento.

Azul full evasão: É um set (ou parte de um) com todas as gemas de evasão e de cor azul (cor da gema). É o set que possui a maior evasão do jogo.

Buff: Benefício temporário em algum atributo do seu char. Pode ser um aumento no ataque e na defesa (buff de cavalo), aumento na velocidade (escudo chakra da Mage), aumento na velocidade das skills (agilidade da Mage), etc. O oposto do buff é o debuff: maldições temporárias. Ex: Diminuir agilidade das Mages, Humilhar das Clerics, etc.

Char: Provavelmente uma abreviação de Character, isto é, personagem. Veja a definição de PC.

Cheater: Usuário de Cheat Engine (CE), programas que permitem ampla vantagem de quem usa em relação aos demais. Ilegal na maioria dos MMORPG (incluindo Last War, embora eu ache que os jogadores e o GM se esqueçam disso).

Classe: A profissão do seu char. Exemplo: Rogue, Mage, Wizard, etc.
Veja também nosso Tutorial sobre as classes.

DC: Abreviação de disconnect. Quando a internet de seu computador é interrompida, seu personagem "leva DC", obrigando-o a relogar.

DG: Abreviação de dungeon. No geral, o termo significa todo lugar fechado cheio de armadilhas e monstros, onde os personagens podem se aventurar, como a masmorra de um castelo, um templo perdido, Khazad-dûm (a cidade dos anões em O Senhor dos Anéis), etc. No Last War, quando se fala em DG, as pessoas quase sempre estão se referindo ao Sepulcro de Thanatos, dungeon que fica em Dratan. Atualmente, as DG's do LW são: Velpist Shirne e Mina Evony em Juno, Prokion Shrine, Templo da Forgefulness e Sepulcro de Thanatos em Dratan, Gruta das Almas, Gruta dos Saurios e Caverna de Gaia em Streiana, Margadoom e Desafiladeiro Misthy em Merak, e Lust Trum e Caverna Floraim em Eghea. O termo pode se referir também às DG's pessoais.

Drop: Item que um monstro do jogo deixa cair. Quando um char está "dropando," ele está matando monstros para coletar seus itens.
Veja também Drop list.

Flood: Usado também na internet em geral. Significa "inundação". Ou seja, é o ato de enviar uma grande quantidade de mensagens de conteúdo irrelevante (e as vezes chato) com o propósito de deixar o chat insuportável.

Full SP: Char que possui todas as skills até o seu level.
Veja também Guia de distribuição de SP da Archer, Calculadora de SP para o Last War e Tabela de SP.

GvG (Guilda vs Guilda): Duelo entre duas guildas.

Hackeado: Apesar de praticamente não existirem hackers (leia-se crackers) no LW, esse termo é usado quando os itens de um char são roubados através de acesso não autorizado à respectiva conta. Em geral acontece quando o dono da conta compartilha a senha e o login com "amigo".
Veja também Dicas de segurança.

Kina
: Abreviação de Knight. Raramente a palavra Knight é usada no LW. Prefere-se sempre o termo kina.

k, kk e kkk: Não, não são risos (kkkkk). É usado como unidade múltipla de alguma coisa no LW. 1k de nas significam 1 000 nas, 1kk significam 1 000 000 nas e 1kkk = 1 000 000 000 nas. Provavelmente derivou dos costume em alguns lugares dos EUA de expressar milhares de dólares em unidades de k. Exemplo: 5k $ = 5 000 dólares. Entretanto, no LW usa-se 1kk no lugar de 1M e 1kkk no lugar de 1G.

KS (Kill Steal): KS é o jogador que rouba os monstros que outro jogador está atacando. Isso faz com que os prêmios, como itens, nas e principalmente XP, sejam divididos sem que o primeiro jogador queira. Proibido na maioria dos MMORPG.

Mob: Termo designado para um conjunto de monstros. "Mobar" significa juntar vários monstros e matá-los ao mesmo tempo. Em geral praticado pelas classes que possuem skill em área.

Noob: Usado também na internet em geral. Provavelmente uma abreviação de NewBie, que por sua vez derivou de New Boy (garoto novo). Isto é, indica a inexperiência de um jogador. Mas em geral, é uma forma de insulto. Interessante notar que quase todos os jogos possui uma forma pejorativa de tratar os iniciantes. Em Vampiro: a Máscara, por exemplo, os novatos são chamados de "neófitos".

PK (Player Killer): Termo usado para descrever um char que mata outro. No LW, se um char mata outro fora da arena ou de área de guerra, ele "fica PK", e seu nick pode ficar vermelho, denunciando o seu ato.

PT: Deriva da palavra party, que pode ser traduzida como "grupo". PT solo é um caso particular, onde 2 ou mais chars pertencem ao mesmo grupo, mais upam ou pegam SP em lugares diferentes. A vantagem disso é que a SP ou XP ganha por mob é maior do que se você estivesse upando sem pt nenhuma.

PvP (Player vs Player): Duelo entre dois chars. Também conhecido por 1x1, ou ainda por x1.

Raça: Existem 3 raças no LW. Titan (os Titans), Elfo (as Healers) e humano (as Mage, os Sorcerer, os Knights e as Rogues). Na realidade, existe uma confusão entre raça e classe no LW, denominando erroneamente Rogue e Healer de raça, por exemplo.

Server: O servidor do jogo. No LW atualmente existem 2 servers (Curtlers e Spedona). Eles são independetes entre si, possuindo história, personagens e guildas próprias.

Set: É a armadura (completa) dos personagens.

Sharear: Sharear conta significa compartilhar seu login e sua senha com outra pessoa, de modo que ele possa logar o seu char. Principal modo de você ser hackeado.

Slave: Vem do inglês, uma tradução direta de "escravo". "Fazer slave" é um modo de upar muito rápido no Last War, sem ir contra as normas do jogo. Isso é possível quando um char mais forte deixa um monstro quase na morte, com bem pouca HP, e sai da área de alcande desse mob. Se um char mais fraco que ficou perto do monstro conseguir matá-lo, ele ganha toda a XP para si.

Spot: Locais específicos onde nascem os monstros.

Stun: Skill que deixa o alvo paralizado. Exemplo: Desfaceler dos kinas e petrificar das Witchs.

Up: Significa passar de level. Quando um char está "upando," ele está conseguindo XP, seja através de quests ou matando monstros do jogo.

Verde full precisão: É a arma que possui a todas as gemas de precisão e de cor verde. Arma de maior precisão do jogo.

13 comentários:

  1. Na verdade não tenho certeza. Pelo tamanho das orelhas já pensei que fosse um elfo rsrs.

    ResponderExcluir
  2. khehehe =D.. gostei do post jah joguei mto vampiro: a máscara ^^

    ResponderExcluir
  3. Gabryela, eu gostaria de fazer parte do clan de vc's, eu admiro muito vc's, como faço? é possível? eu sou mage lvl 30, não sou muito forte não rsrsrs =/

    ResponderExcluir
  4. Gabryela jogo Last Chaos vi como unico geito de falar com vs assim to a no Lc lvl alto e pa mas ja enjoei mas tipow nums ei se eu deveria parare ir para Lw mas aki num ta dando de instalar o lw w Lc a o mesmo tempo nao achei um topico semelhante pra pedir ajuda então vai nesse mesmo....XD



    então tem como vc me dizer se dar pra ter LC e LW no Pc a o mesmo tempo pq aki eles entrao em conflito na hora de instalar e um instala sobre o outro ....=/


    mas entao tem como me ajudar to afim de ver como esta o LW......=D

    ResponderExcluir
  5. Obs to usando win 7 professional pode ser isso tmb ?

    ResponderExcluir
  6. Acho que não, eu também uso Win 7 professional, e ainda por cima a versão 64 bits.

    ResponderExcluir
  7. EU nao sabia nenhuma giria ( so a do nas ) mais agora sei ... eu tb antes estava em duvida do que era AFK =D legal o blog

    ResponderExcluir
  8. Pra quem ainda quer jogar esse jogo com alguns brasileiros mesmo apos o servidor do brasil ter sido fechado, existe outro global que é idêntico e com vários brasileiros link abaixo. Espero ter ajudado quem parou de jogar ou queria começar e encontrou o server do brasil fechado

    http://en.start.gamigo.com/lastchaos-us/mgm/?affiliateID=1788&account=727615125757

    ResponderExcluir

Atenção: Comentários em lugares errados serão deletados. Para dúvidas gerais, utilize o bate-papo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...